Como economizar escolhendo o nível correto de água da lavadora de roupas


Como economizar escolhendo o nível correto de água da lavadora de roupas

A economia na hora de lavar a roupa na máquina

Está diretamente ligada ao nível de água que será selecionado. Isso evita que a lavadora use mais litros do que o necessário na lavagem das peças. A escolha do nível deve ser feita pelo painel e é simples, mas as roupas precisam estar secas, já que as molhadas podem dar uma dimensão errada do volume e causar o desperdício.

Depois de colocar a roupa dentro da máquina, cheque se as peças estão distribuídas de forma uniforme e veja o quanto elas preenchem o compartimento. Se for metade dele, o nível de água escolhido deve ser o médio. Se estiver menos da metade, o baixo, e se estiver cheio, o alto. Alguns modelos já são vendidos com uma régua que facilita a visualização.

A recomendação é sempre usar a lavadora quando ela estiver cheia. Um modelo com capacidade de 5 quilos gasta, em média, 135 litros de água, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp). Por isso o ideal é usar a máquina somente com a capacidade total, quando ela atinge o máximo de eficiência e economia de água.
A especialista em lavadoras de roupas Joana Dias explica que muitas pessoas se enganam ao pensar que o desperdício está relacionado ao erro na escolha do programa de lavagem de acordo com o tipo de peça que será colocada na máquina. “Para economia de água é fundamental a escolha do nível correto, já que as opções, como peças leves, edredons, cama e banho, por exemplo, já calculam o volume de água necessário automaticamente”, disse.

Outra forma eficaz para economizar é usar o programa de lavagem “rápida”, indicado para roupas pouco sujas e sem manchas. “É um programa que usa o molho curto, mais a agitação, enxague e centrifugação. Então você pula duas etapas e economiza dois enchimentos de água na lavadora”, completou Joana Dias.

As máquinas para lavar a roupa são uma alternativa para o serviço manual porque limpam mais peças de uma vez, com consumo menor de água e em menos tempo. Se a lavagem for feita no tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto pode chegar a 279 litros para 5 quilos de roupa, de acordo com levantamento da Sabesp.

Na hora da escolha do tamanho da máquina, é preciso levar em consideração o número de moradores da casa, volume de peças semanal e frequência com que as roupas serão lavadas. Um casal sem filhos, na maioria dos casos, não precisa de uma lavadora de 15 quilos, por exemplo. Para usá-la da forma correta terá que acumular muita roupa. Caso contrário, a máquina vai consumir mais água do que o necessário.

Fonte: G1

+ There are no comments

Add yours